O que é e-mail marketing e 6 dicas para executar na sua campanha.

Postado em:     Por:   Lucimara Possa
Atualizado em:    

E-mail marketing é a forma popular e mais conhecida, mas originalmente o método se chama E-mailing. Trata-se da utilização do correio eletrônico como meio de comunicação comercial para enviar mensagens a uma audiência ampla ou específica.

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Basicamente, e-mail marketing, é uma estratégia de marketing digital que faz parte do marketing de conteúdo. Simples assim!!!

É uma estratégia utilizada para ajudar sua empresa a ter visibilidade em um projeto de marketing de alcance em larga escala é possível utilizar o e-mail marketing para esse objetivo. De forma acessível, rápida e prática é possível aproximar clientes, dar visibilidade para marca, lançar produtos, fazer campanhas, reforçar a marca, etc...

Consiste em realizar disparos de e-mails SEGMENTADOS, destinado ao público que se deseja alcançar, e relevantes, colocando o cliente em contato com produtos ou serviços do seu real interesse. Dessa forma você evita o tão indesejado spam.

Na tentativa de aumentar ainda mais o sucesso em uma campanha de marketing o empreendedor pode optar por uma estratégia mais avançada, separando as bases de e-mail pensando no funil de INBOUND (Inbound Marketing - estratégia de marketing que consiste em atrair o consumidor por meio da criação de conteúdos relevantes e experiências personalizadas fazendo com que o cliente vá atrás da empresa, e não o contrário). Esta estratégia é excelente para empresas que trabalham com vendas e possuem um atendimento receptivo.

O Email Marketing é uma das formas mais eficientes para o relacionamento com seus Leads e clientes. Permite que você crie um canal aberto e direto de comunicação com as pessoas e deve ajudá-los a avançar no percurso da compra. A forma de medir o sucesso neste canal de comunicação é muito simples. A métrica que todos nós devemos olhar: Qual a taxa de abertura de e-mail.

Saber quantas pessoas abriram o e-mail enviado é um indicador direto que mede a performance da estratégia e mensura a atratividade da campanha de e-mail.

Como medir a taxa de abertura?

📣 Taxa de abertura de email = emails abertos / (emails enviados – emails rejeitados)

Quando o usuário abre a mensagem, uma imagem oculta é aberta automaticamente e fica salva em cache no servidor de e-mail. Assim, a visualização é contabilizada uma única vez, mesmo que a pessoa venha abrir o mesmo e-mail outras vezes.

Essa taxa deve ser acompanhada para se criar um parâmetro de desempenho que permite monitorar e mudar estratégias em cima das análises, buscando melhorá-las com o tempo.  Significa dizer que elém de utilizar o e-mail marketing é necessário acompanhar, monitorar e aprimorar para otimizar seu uso, trazendo mais assertividade nos objetivos pretendidos.

Nossas Dicas para criar um e-mail marketing atraente e assertivo:

1. Crie e-mails relevantes

Já sabemos que o e-mail marketing tem como objetivo principal manter a empresa mais próxima do seu cliente, portanto preocupe-se em ter conteúdo relevante e de qualidade. Quanto mais informações você tiver sobre seu cliente mais assertivo será seu conteúdo.

2. Conteúdo selecionado com rigor

Defina rigorosamente o conteúdo e realize uma campanha com temas que correspondam as necessidades dos potenciais clientes. Assim aumenta as chances de visibilidade e interesse e possivelmente pode esse cliente pode virar um grande ativo de longo prazo.

3. Seja cuidadoso na escolha do assunto

Uma boa taxa de abertura de e-mails depende do assunto da mensagem. Dedique um tempo para elaborar uma atraente chamada, seja sucinto e relevante para quem está lendo. Use a criatividade e destaque o tema do e-mail em uma só frase.

4. Cuide o uso de imagens

Procure não minimizar sua mensagem em apenas uma imagem, assim você evita o bloqueio da exibição da maioria dos serviços de e-mail. Assim você dificulta a visualização e pode causar uma barreira ocasionando redução dos resultados.

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5. Prefira layout simples

O HTML de um e-mail não pode ser visto da mesma forma que o HTML de um site. As complexidades na elaboração do template aumentam muito a chance de problemas na forma como cada serviço customiza a mensagem. Prefira a simplicidade e a objetividade para comunicar diretamente.

Depois de uma breve colaboração nossa para que você entenda um pouco mais sobre e-mail marketing, gostaríamos de saber, em que mais podemos ajudar?

6. Link para seu WhatsApp

Sim, é possível colocar um link para o WhatsApp em um e-mail marketing. Isso permite que os destinatários do e-mail possam clicar no link e serem redirecionados diretamente para uma conversa no WhatsApp com o remetente. Essa é uma ótima maneira de incentivar o engajamento e a interação dos clientes com a marca, além de facilitar a comunicação entre eles e a empresa. O link pode ser colocado em botões, imagens ou até mesmo em textos do e-mail, de maneira estratégica e que chame a atenção do destinatário para clicar.

Gere seu link para WhatsApp com mensagem personalizada.

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