Empresas de telemarketing as melhores estratégias para se destacar.

Postado em:     Por:   Lucimara Possa
Atualizado em:    

Da mesma forma como temos mudanças rápidas no mundo e na tecnologia, o mercado também acompanha essa dinâmica. Temos, hoje mais do que nunca, uma grande exigência em aprimorar, aperfeiçoar e se diferenciar para poder concorrer e se destacar em qualquer área.

O ramo de vendas não é diferente, esse mercado sempre foi competitivo e exigente e as empresas que prestam serviços devem estar atentas às necessidades de seus clientes e parceiros, assim como estudar formas de conquistar os consumidores que deseja.

O melhor relacionamento com o cliente são os índices positivos de vendas. Quanto mais as metas são alcançadas ou superadas mais o elo de fortalece. Tanto o cliente como a empresa de telemarketing contratada se beneficiam e se fortalecem no mercado.

Separamos 5 dicas para ajudar a otimizar suas vendas e bater metas em seu call center.

reunião corporativa

1. Preparar a equipe e estudar o produto

O nome da empresa de telemarketing e da marca a ser vendida é representado pelo atendente na hora em que esse se comunica com o cliente. O atendimento deve ser IMPECÁVEL e PRECISO.

O atendimento deve ser humanizado, deve seguir de acordo com a necessidade de comunicação de cada cliente abordado. Para que isso seja possível muitas vezes é necessário um bom treinamento da equipe, pois esta deve demonstrar segurança, calma e convicção para um contato positivo e próspero.

Outra necessidade é o conhecimento do produto ou do serviço que está sendo ofertado. Não pode haver dúvidas! O atendente deve conhecer cada detalhe do produto ou serviço assim como os detalhes da própria negociação. Tem que ser claro e objetivo e tirar todas as duvidas de forma rápida e segura.

2. Escolher um sistema de discagem eficiente e seguro

Basicamente o sistema de discagem separa a listagem de contatos validades entre o número de atendentes que irão realizar as ligações, definindo assim quem vai receber cada chamada realizada. É possível definir alguns parâmetros para que sua eficiência seja ainda maior, definindo prioridades, tempo de pausa entre as chamadas, horário para ligações, entre outros.

O discador automático para telemarketing também gera relatórios e indicadores para a empresa medir resultados e realizar ações para melhoria dos resultados, tanto de forma individual como coletiva.

Basicamente existem três tipos de discadores automáticos:

Discadora Power que realiza chamadas quando identifica a presença de atendentes disponíveis para ligar.

Discadora Preditiva que prevê os momentos que cada operador estará livre e define um ritmo de discagem baseado em um algoritmo matemático.

Discadora Preview onde o atendente tem acesso prévio aos dados do cliente antes de decidir se a chamada será realizada ou não.

As vantagens de cada discador vão depender da necessidade de cada empresa, basicamente deve-se estar atento nos seguintes critérios:  redução de custo e tempo, aumentar a disponibilidade do atendente, geração de relatórios automáticos, melhoria na produtividade, entre outros.

Não esqueça que além de um discador eficiente é indispensável que a empresa conte com uma conexão segura e um excelente plano de internet. Como normalmente a discagem automática funciona na nuvem, garantir um acesso de qualidade é imprescindível.

E por último, mas não menos importante, escolha uma empresa classificada positivamente no mercado, uma empresa que forneça assistência e seja segura e confiável.

3. Elaborar um script qualificado

Um grande aliado de uma venda de sucesso é um bom script, agregado a um atendente bem treinado ele vai ajudar a conduzir a negociação e garantir que todas as informações foram passadas, trazendo segurança ao atendente. No uso do script podemos segurar uma conversa guiada de forma objetiva e padronizar o atendimento da empresa, fortalecendo a identidade do projeto ou do negócio.

Este item deve receber bastante atenção na sua elaboração, ele tem muita relevância na qualidade do serviço prestado e uma abordagem bem elaborada leva menos tempo e se torna mais eficiente.

telemarketing trabalhando

4. Ter uma base de contatos atualizada e confiável

É indispensável para a ocorrência da venda que seja estabelecido o contato com o cliente. Portanto a base de dados que será designada ao sistema de discagem deve ser muito bem produzida.

Base de dados de qualidade, mas o que significa uma?

Algumas considerações são necessárias para se considerar uma base eficiente. Podemos começar dizendo que uma base de dados deve ser atualizada, ou seja, deve ter os contatos atuais de telefone e endereço de seus usuários. Assim conseguimos melhorar sua assertividade e garantir que mais ligações sejam concluídas com sucesso, o atendente vai encontrar o cliente desejado.

Outro item importante é a higienização da base, realizar uma limpeza para não ligar com duplicidade e perceber se aquele contato realmente interessa.

A base de dados também pode e deve ser segmentada. É fundamental que seja realizado um filtro, uma separação da lista de base de dados priorizando realizar o contato com os clientes alvos, aqueles que realmente podem interessar aquele produto ou serviço.

É necessário que sua base de dados seja fornecida por empresa que tenha nome e tempo de mercado.

Sem uma base de contatos eficiente e segura dificilmente seu call center terá sucesso.

Nós da Contatus garantimos a qualidade e atualização em nossas bases de dados para que sua empresa aumente suas vendas ou faça sucesso em suas campanhas. Quanto melhor a base maior a assertividade.

Também realizamos a higienização das bases oferecendo para nossos clientes apenas os contatos que ele ainda não tenha tido acesso ou atualizando os contatos que mudaram de endereço ou telefone. Assim a empresa reduz custos e só pagará pelos contatos que realmente interessa.

5. Fazer auditorias das ligações e observar pontos de atenção

Não basta ter as informações, é necessário também analisá-las.

Os dados fornecidos pelo discador são fundamentais para que o gerente da operação ou do projeto entenda com detalhes o desempenho de cada ligação. Quando chamou, quanto tempo levou para atender, tempo de duração, quantas vezes ligou e para quem foi transferida, a categoria de cada ligação e a efetividade de cada ligação, tanto para ativos como para receptivos.

Avaliar o desemprenho de cada ligação também é fundamental, além de se preocupar com as métricas de produtividade é necessário se preocupar com a qualidade portanto é necessário auditar e analisar ligações para cada vez mais aumentar a qualidade de seu serviço.

Base de dados de qualidade Contatus


Nosso Blog

Mais lidas da Contatus