O que é e-mail marketing e 5 dicas para executar na sua campanha.

Postado em:  
2021-03-08
 

E-mail marketing é a forma popular e mais conhecida, mas originalmente o método se chama E-mailing. Trata-se da utilização do correio eletrônico como meio de comunicação comercial para enviar mensagens a uma audiência ampla ou específica.

 
E-mail marketing uma ótima estratégia
E-mail marketing uma ótima estratégia

Basicamente, e-mail marketing, é uma estratégia de marketing digital que faz parte do marketing de conteúdo. Simples assim!!!

É uma estratégia utilizada para ajudar sua empresa a ter visibilidade em um projeto de marketing de alcance em larga escala é possível utilizar o e-mail marketing para esse objetivo. De forma acessível, rápida e prática é possível aproximar clientes, dar visibilidade para marca, lançar produtos, fazer campanhas, reforçar a marca, etc...

 

Consiste em realizar disparos de e-mails SEGMENTADOS, destinado ao público que se deseja alcançar, e relevantes, colocando o cliente em contato com produtos ou serviços do seu real interesse. Dessa forma você evita o tão indesejado spam.

 

Na tentativa de aumentar ainda mais o sucesso em uma campanha de marketing o empreendedor pode optar por uma estratégia mais avançada, separando as bases de e-mail pensando no funil de INBOUND (Inbound Marketing - estratégia de marketing que consiste em atrair o consumidor por meio da criação de conteúdos relevantes e experiências personalizadas fazendo com que o cliente vá atrás da empresa, e não o contrário). Esta estratégia é excelente para empresas que trabalham com vendas e possuem um atendimento receptivo.

 

O Email Marketing é uma das formas mais eficientes para o relacionamento com seus Leads e clientes. Permite que você crie um canal aberto e direto de comunicação com as pessoas e deve ajudá-los a avançar no percurso da compra. A forma de medir o sucesso neste canal de comunicação é muito simples. A métrica que todos nós devemos olhar: Qual a taxa de abertura de e-mail.

 

Saber quantas pessoas abriram o e-mail enviado é um indicador direto que mede a performance da estratégia e mensura a atratividade da campanha de e-mail.

Como medir a taxa de abertura?

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Taxa de abertura de email = emails abertos / (emails enviados – emails rejeitados)

Quando o usuário abre a mensagem, uma imagem oculta é aberta automaticamente e fica salva em cache no servidor de e-mail. Assim, a visualização é contabilizada uma única vez, mesmo que a pessoa venha abrir o mesmo e-mail outras vezes.

Essa taxa deve ser acompanhada para se criar um parâmetro de desempenho que permite monitorar e mudar estratégias em cima das análises, buscando melhorá-las com o tempo.  Significa dizer que elém de utilizar o e-mail marketing é necessário acompanhar, monitorar e aprimorar para otimizar seu uso, trazendo mais assertividade nos objetivos pretendidos.

Nossas Dicas para criar um e-mail marketing atraente e assertivo:

 
e-mail marketing relevante
e-mail marketing relevante

1. Crie e-mails relevantes

Já sabemos que o e-mail marketing tem como objetivo principal manter a empresa mais próxima do seu cliente, portanto preocupe-se em ter conteúdo relevante e de qualidade. Quanto mais informações você tiver sobre seu cliente mais assertivo será seu conteúdo.

2. Conteúdo selecionado com rigor

Defina rigorosamente o conteúdo e realize uma campanha com temas que correspondam as necessidades dos potenciais clientes. Assim aumenta as chances de visibilidade e interesse e possivelmente pode esse cliente pode virar um grande ativo de longo prazo.

 
E-mail marketing escolhendo assunto
E-mail marketing escolhendo assunto

3. Seja cuidadoso na escolha do assunto

Uma boa taxa de abertura de e-mails depende do assunto da mensagem. Dedique um tempo para elaborar uma atraente chamada, seja sucinto e relevante para quem está lendo. Use a criatividade e destaque o tema do e-mail em uma só frase.

4. Cuide o uso de imagens

Procure não minimizar sua mensagem em apenas uma imagem, assim você evita o bloqueio da exibição da maioria dos serviços de e-mail. Assim você dificulta a visualização e pode causar uma barreira ocasionando redução dos resultados.

 
E-mail marketing layout simples
E-mail marketing layout simples

5. Prefira layout simples

O HTML de um e-mail não pode ser visto da mesma forma que o HTML de um site. As complexidades na elaboração do template aumentam muito a chance de problemas na forma como cada serviço customiza a mensagem. Prefira a simplicidade e a objetividade para comunicar diretamente.

Depois de uma breve colaboração nossa para que você entenda um pouco mais sobre e-mail marketing, gostaríamos de saber, em que mais podemos ajudar?