LEADS: Como criar uma lista de contatos

Postado em:     Por:   Lucimara Possa
Atualizado em:    

Uma das ferramentas mais importantes para as empresas é o contato do seu cliente. Podemos considerar muitas formas de contato, mas atualmente o telefone e o e-mail tem sido os mais acessados pelas marcas. Ocorre que as pessoas estão sempre conectadas em seus aparelhos telefônicos, então ao apostar em uma lista de e-mail, uma mensagem ou um telefonema, dificilmente a empresa não conseguirá encontrar um cliente.

Desta forma, o marketing digital tem se valido muito de listas de contatos ativos para estabelecer esse contato, seja ele para divulgar, engajar ou fortalecer sua marca. Esta iniciativa também é válida na captação ou na manutenção de clientes.

A melhor forma de termos acesso a listagens de e-mails ou telefones é por meio de captação de Leads dentro das redes da própria empresa. Utilizando leads próprios a equipe de marketing ou a equipe comercial consegue ter acesso a informações de contatos de clientes em potencial, aumentando consideravelmente as chances de venda.

Vamos esclarecer alguns pontos importantes para que você entenda o que são leads e como se obter uma lista de contatos ou uma Mailing List. Para isso vamos separar em 4 tópicos os seguintes temas:

  • O que são Leads?
  • Como obter leads?
  • Como usar leads?
  • É possível comprar leads?

Criando lista de contatos

1 - Mas o que são leads?

Um Lead é, basicamente, uma oportunidade de negócio. Denominamos Leads o contato feito pelo cliente demonstrando seu interesse por um determinado serviço ou produto de uma empresa, ou seja, um cliente fornece seus dados para ser contatado ou para acessar alguma informação de seu interesse dentro das plataformas, principalmente, digitais de uma empresa.

Ele se difere do Prospects pois o interesse parte do cliente, é ele que deixa seu contato para ser acessado.

2 - Como obter leads?

Segundo o relatório State Of Content marketing de 2020, a previsão é no ano de 2021 a geração de leads de qualidade seriam tratado como prioridade por 79% das empresas. Esses dados tem uma tenência a ser cada vez maior devido ao aumento das possibilidades e tecnologias do mercado.

A forma mais comum de se obter um lead é através das plataformas digitais da empresa. Quando entramos em um site e nos interessamos para receber conteúdos, normalmente nos é solicitado para que realize um pequeno cadastro deixando dados simples como nome, e-mail, telefone, etc. Esses dados são armazenados para ser utilizados pela empresa para contatar esse cliente.

Outras formas e estratégias para obter esses dados são: campanhas de descontos, sorteios em redes sociais, promoções, cadastros para receber cupons de descontos, acesso a artigos restritos de blogs, newsletter, pesquisas, testes gratuitos, podcast, quiz, entre outros. Normalmente é através do site que a empresa tem mais sucesso na captação de leads, pois é lá que ela atinge o maior número de pessoas, por isso a necessidade de ter um site atualizado, atrativo, com conteúdo relevantes e muito bem elaborado, aumentando as chances de interesse do cliente em deixar seu contato.

3 - Como usar leads?

Após receber os dados de clientes interessados, independente de qual foi a forma de captação, a empresa separa esses dados em uma lista de contatos então esses dados são analisados e utilizados logo em seguida.

Dependendo do tamanho da marca ou da tecnologia que esta tem acesso, esses dados podem ser tratados e estudados manualmente ou o retorno ao contato de dá de forma automática. Existe sistemas e robôs que são criados para cuidar especificamente de bancos de dados e dar o retorno instantaneamente ou quando solicitado o disparo, desta forma é possível atingir mais gente em menos tempo.

Em qualquer uma das formas, tanto manual como automática é importante que a empresa sempre tome cuidado de não exagerar no envio de informações e trate seu cliente com muito respeito, evitando que haja um efeito contrário pois pela Lei Geral de proteção de dados (LGPD) assim como permite que esses dados sejam utilizados também exige que o cliente possa optar por não receber mais as informações, por exemplo no caso de receber muitas mensagens ou por ter perdido interesse.

4 - É possível comprar Leads?

Sim. Existem muitas formas diferentes de acessar leads e uma delas é comprar de empresas. Quem realiza a venda são empresas especializadas em realizar a captação e possui uma base de mailing list considerável para realizar a comercialização para outras empresas.

Para saber se vale ou não esse investimento é necessário esta realizar uma análise do tipo de produto e cliente você deseja, qual o tamanho da campanha, qual produto ou serviço, um estudo de custas dessa operação e também da empresa que fará a venda. Certifique-se se ela tem registro, se está habilitada para esse tipo de comercio, se são leads atualizados e contendo as informações do seu interesse.

A compra de leads ou de mailing list, normalmente é utilizado por grandes empresas que fazem investimentos em diversos tipos de campanhas e optam por fazer uma abordagem em massa, alcançando o maior número de pessoas possíveis em pouco tempo.

Empresas de telemarketing também acessam muito esse serviço pois comprar mailing list pode ser uma forma de atualizar as listas já existentes.

Podemos concluir que a geração e a utilização de Leads são estratégias fundamentais atualmente para as empresas. Trata-se de um processo abrangente, mas que bem elaborado e estudado podem gerar muito lucro para uma empresa, independente do seu seguimento.

O lead está relacionado com todos os aspectos da marca e do conteúdo de uma empresa e relaciona-se direto com toda e qualquer estratégia de marketing.

Como empresa que captação de Leads e mailing list sabemos da importância de uma boa venda. Estamos aqui para ajudar você a encontrar o melhor lead e mailing list para sua companha chegar a quem realmente interessa. Entre em contato e entenda como podemos ajuda-lo a aumentar sua visibilidade e principalmente suas vendas.

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