Mailing list atualizada e a importância de segmentar contatos.

Postado em:  
2022-08-12
 

Este artigo tem por objetivo descrever duas necessidades bem básicas no uso de Mailing: ATUALIZAÇÃO e SEGMENTAÇÃO

Atualização, como o próprio nome já sugeri, é ter uma lista de contatos atualizadas, que tenha passado por diversos tratamentos até ter os dados corretos e novos, para que o cliente desejado seja encontrado e o contato se torne real e efetivo.

Já a segmentação é a separação conforme a necessidade do cliente ou da campanha, nela podemos separar dados e atingir o público alvo ou persona de cada projeto de marketing. Se você pretende vender sapatos femininos provavelmente o público feminino deva ser alvo dessa campanha, a depender do estilo podemos segmentar faixa etária e pelo valor do produto podemos, por exemplo, procurar a persona pelo seu poder de consumo. São dados que fazem um filtro e definem maior chance de sucesso na venda de um produto ou aquisição de um serviço. Outros dados como, localidade, idade, de pessoa física ou jurídica são possíveis de segmentar e fazem toda a diferença na utilização de uma mailing list.

 

Como a atualização do mailing pode ajudar a equipe

Quando a equipe de vendas recebe uma lista de contatos atualizados, ocorre o que todo vendedor deseja: encontrar seu cliente. Com uma base atualizada aumentamos consideravelmente as chances de o contato acontecer e com isso aumenta as chances de sucesso na abordagem, independente de qual seja a utilizada pela empresa. Quanto mais contatos o vendedor tiver sucesso maior as chances de venda, menor o tempo gasto e mais estimulado este permanece em sua rotina de trabalho.

Independentemente do tipo de abordagem que a empresa escolha para sua venda acontecer, telemarketing, e-mail marketing, mensagens, etc... Uma base de contatos atualizada evita o impacto negativo na entrega dos materiais criados para a campanha

 

Como a segmentação pode ajudar a equipe de vendas

Podemos dizer que uma mailing list atualizada e segmentada seria o casamento perfeito. Não basta conseguir encontrar e realizar o contato com o cliente, chegar até ele é, sem dúvida alguma, muito importante, mas é só uma parte a ser feita. Depois de garantir o contato a segmentação aumenta a chance de interesse na abordagem do vendedor.

A união das duas práticas vai fazer com que a venda se torne muito mais possível. Se o cliente for a persona ou o público algo as chances de positivar a venda se torna ainda maior. Com mais contatos em sua rotina, mais atenção por parte dos clientes, menos tempo perdido e mais vendas efetivadas, podemos garantir um dia de muitas alegrias para o vendedor e sua empresa. Claro que existe as exigências comercias e a expertise do vendedor conta muito para que isso tudo ocorra, mas sem uma base de qualidade o trabalho fica quase que dependendo de sorte e sua competência pode nem adiantar nesse caso.

 

Atualização e segmentação pode melhorar a experiencia do cliente

Sim! Atualmente a experiência do cliente é um tema muito discutido e pensado nas ações de qualquer empresa. E não é para menos, com a quantidade de ofertas no mercado e as informações sendo disparadas a todo momento, o cliente além de muito estimulado, muitas vezes recebe propostas e abordagens que estão longe do seu interesse. Imagine uma escola de inglês oferecendo aulas para crianças para uma família sem filhos, é esse tipo de abordagem que a segmentação busca evitar.

Na ocorrência do produto ou serviço desejado chegar até o cliente que deseja ou necessita o mesmo podemos dizer que o sucesso da campanha está garantido e que o cliente teve uma experiência positiva com essa marca. Devemos lembrar também que no caso de e-mail marketing deve sempre conter a opção para que o cliente para de receber se assim desejar. Essa atitude além de melhorar a experiência do cliente também vai retirar da base da empresa clientes que não abram seu e-mail, fazendo com que a empresa deixe de se relacionar com quem de fato tem interesse em seus produtos.

Agora que você já entendeu como melhorar sua mailing list e aumentar suas chances de sucesso nas vendas e melhorar a experiência do cliente, vamos colocar em prática essas ações?

Conte com a gente, juntos vamos trabalhar para termos muito sucesso!