WhatsApp Business: guia para atender melhor e vender mais

Postado em:     Por:   Lucimara Possa
Atualizado em:    

Muito provavelmente você já utiliza e tenha familiaridade com a conta do WhatsApp em seu celular, mas e o WhatsApp Business? Oque você sabe sobre ele e seus recursos?

O WhatsApp Business__, ou conta comercial do WhatsApp, é aquela utilizada por empresas para estabelecer contato com seus clientes.

Com ela é possível incluir informações sobre a empresa no perfil e a criação de respostas rápidas ou automáticas. A ferramenta também está disponível nas principais lojas de aplicativos como Google Play, Apple Store e inclusive com a versão web, para utilizar no navegador do desktop. Dentro do próprio aplicativo a equipe de vendas tem a facilidade em classificar suas conversas com os clientes, por meio de tags e possibilita a oferta direta de seus produtos e serviços.

Trata-se de mais um canal de atendimento e contato com o cliente. Com ele é possível um contato de forma dinâmica e rápida. Comunicar-se de diversas formas sempre é positivo e fundamental e o WhatsApp é uma opção para estabelecer esse contato. Mas é necessário entender seu funcionamento e utilizá-lo de forma profissional e aproveitar os recursos que o aplicativo WhatsApp tem para oferecer para o seu negócio. Vamos entender como utilizar o WhatsApp Business?

Basicamente a conta comercial do WhatsApp é um tipo de perfil do próprio aplicativo de mensagens, porém este é destinado a empresas, para uso profissional. Através desta conta, administrada no próprio aplicativo WhatsApp Business, você pode ter acesso a algumas funções específicas para seus negócios, ajudando a empresa na comunicação e contato tanto de forma ativa como de forma receptiva.

Principais recursos do WhatsApp Business:

  • Criação de respostas rápidas e automáticas quando o cliente entra em contato com a empresa. Pode-se, por exemplo, colocar mensagem de saudação, informar horário de atendimento e qualquer outra informação relevante que busque estreitar e agilizar a relação com cliente.
  • Possibilidade de incluir informações sobre serviços ou produtos, horário de atendimento, agendamentos, endereço de site, localização, entre outros.
  • Classificar as conversas, a partir de etiquetas categorizadas, de acordo com os assuntos, dúvidas, entrega de pedidos, agendamentos, etc..
  • Estatísticas de acompanhamento para o negócio, relatórios de número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Talvez seja este um dos mais importantes recursos oferecidos, tendo acesso as métricas de interação podem ajudar muito na elaboração e monitoramento de efetivas ações de marketing, por exemplo.
  • A conta comercial transmite profissionalismo e credibilidade ao público, podendo se transformar em um possível e importante canal de vendas.

Quais os tipos de contas

Existem três tipos de conta comercial no WhatsApp:

  • Conta comercial: criada a partir do momento de cadastro no WhatsApp Business;
  • Conta comercial confirmada: conta onde o WhatsApp confirma que o número de telefone realmente pertence à uma empresa. Esta é indicada pelo sinal de visto (✔️) representado na cor cinza;
  • Conta comercial verificada: esta é indicada por um sinal de Visto (✔️) verde e indica que a conta foi verificada pelo WhatsApp Business e que realmente pertence ao negócio. Esta conta é destinada para empresas de médio ou grande porte.

Mas o WhatsApp Business é pago ou gratuito?

Depois de entender que está é uma das principais ferramentas de comunicação da empresa, deve se estar perguntando se o WhatsApp Business é ou não gratuito?

Você pode baixar gratuitamente o aplicativo do WhatsApp Business em seu dispositivo, seja ele Android ou IOS. Para baixar e utilizar o aplicativo não há custos.

Ocorre que dependendo da necessidade da empresa poderá haver custos na sua utilização, portanto ele não é totalmente gratuito!

Normalmente, quando as mensagens ou pedidos de negócios são respondidos no prazo de até 24 horas, o serviço é gratuito. Porém, após este período, pode precisar pagar uma quantia específica. Algumas transmissões aos seus clientes também são pagas e os custos dependem, basicamente, do tipo de conta que sua empresa possui e sua localização.

Mas é importante perceber a relação custo-benefício pois os valores não são dispendiosos e vale lembrar de todos os benefícios e facilidades que o aplicativo confere.

Muitos empresários utilizam o aplicativo e já obtiveram resultados positivos portanto vale lembrar que nunca é demais contar com mais um canal que comunica os serviços ou os produtos de sua empresa com seus clientes.

Gerador de Link do WhatsApp: crie seu link gratuitamente em instantes!

Com o Gerador de Link de WhatsApp, você pode criar gratuitamente um link personalizado para a sua conta do WhatsApp em poucos segundos. Essa é uma maneira simples e rápida de compartilhar o seu número de telefone com amigos, familiares e possíveis clientes. Compartilhe o seu link em seus canais digitais e permita que as pessoas iniciem uma conversa com você com apenas um clique. Essa ferramenta é especialmente útil para quem deseja ampliar sua presença on-line e facilitar a conexão com seus contatos através do WhatsApp.

Veja isso: Gerador de Link do WhatsApp

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