Este artigo vai abordar tópicos para ajudar você a entender melhor alguns temas relacionados a marketing e mailing list. Seu estudo prévio foi baseado em artigos e sites confiáveis e pertinentes ao assunto. Esperamos que seja útil e colabore com seu conhecimento. Aqui traremos um breve resumo de temas como:
- Telemarketing
- Televendas
- Empresa de Mailing
- Mailing list
TELEMARKTING: PARA INÍCO DE CONVERSA
No grandioso mundo das vendas temos um seguimento específico: a venda por telefone, mais conhecida como telemarketing. Segundo consta na história do marketing essa atividade de televendas teve início na Europa. Relatos consideram que em 1880, em Berlim, um homem fazia uso do telefone para oferecer seus pastéis para clientes por ele cadastrados com a finalidade de vender sua produção.
Já nos Estados Unidos, em 1950 as empresas americanas disponibilizavam seu contato telefônico em anúncios de jornais para seus consumidores os acessarem em caso de dúvidas sobre seu produto. E assim, aos poucos foi se popularizando cada vez mais o mundo da comunicação das vendas por telefone.
Aqui no Brasil podemos dizer que as antigas e pouco lembradas páginas amarelas designavam um número de telefone caso o consumidor desejasse fazer alguma reclamação, tirar dúvidas ou comprar um produto anunciado, nesse caso o consumidor fazia a abordagem inicial.
Pode-se dizer que, historicamente, o telemarketing no Brasil iniciou praticamente junto com a própria história do telefone no país. Segundo historiadores, no Brasil o início da tecnologia da comunicação se deu ainda no século XX, sendo o segundo país no mundo a adotar essa comunicação. Mas foi apenas a partir da década de 1980 que o pais adotou de forma massiva o uso do telefone, portanto ganhou popularidade em todos os setores, entre eles o comercial.
Na década de 90, no governo de Itamar Franco, foi criado o código de defesa do Consumidor então os serviços de telemarketing começaram a se popularizar ainda mais. Inicialmente as empresas que aderiram a esta estratégia de atendimento via telefone foram as operadoras de telefonia e empresas de cartões de crédito, em sua maioria multinacionais.
ALÔ PARA COMPRAR OU VENDER
Com o aumento da tecnologia e da venda por telefone, ocorreu uma modificação no mercado das vendas e muitas empresas começaram a aderir a esta possibilidade e outras foram sendo criadas apenas para estabelecer o contato entre empresa e cliente. Assim o cliente contatado pela empresa de telemarketing recebia a informação do produto ou serviço totalmente pelo telefone e assim concretizava a compra de uma mercadoria ou a adesão a um determinado serviço. Esse mercado ganhou força com a possibilidade de realizar a cobrança por cartão de crédito ou por boleto bancário.
Uma venda por telefone tem seu valor: sai muito mais barato para o setor comercial conseguir apresentar um produto ou serviço ao telefone que enviar um representante que além do custo de logística conta também, com o custo de seu tempo.
Com o passar do tempo e a chegada da telefonia móvel esta prática tornou-se cada vez mais comum e corriqueira.
Com a chegada e a utilização em massa da internet ouve uma considerável queda do setor de televendas pois o mercado se dividiu para mais esse setor. Na internet também é possível aderir aos mesmos serviços e adquirir serviços diversos. Portanto, são inúmeras em empresas que fazem ambas abordagens com a intenção de não perder contato com seus clientes.
Mas como ter uma lista de contatos para realizar minha abordagem de vendas? Aqui entra as empresas de Mailing que também utilizam os meios telefônicos e da grande rede para abordar seus clientes.
AS EMPRESAS DE MAILING E SUAS LISTAS
Empresas de mailing são, basicamente, estruturas de pessoas jurídicas que trabalham com o fornecimento de uma lista de nomes e dados de pessoas físicas e/ou jurídicas e os organizam para que possam ser utilizados pelas empresas que querem estabelecer contatos com clientes.
Os contatos podem ser diretamente realizados por telefone, por mensagem de texto, e-mail marketing, via correio, etc.
Ocorre que a empresa que possui os dados para comercializá-los necessita de uma gama de profissionais que garantem, além da veracidade dos dados, a proteção dos mesmos.
Levando em consideração a quantidade de pessoas existentes e que possuem telefone é necessário que a lista de mailing conte com grande número de contatos reais e ativos, por isso a necessidade de atualização e segmentação.
A empresa de mailing cumpre seu papel quando valida e protege esses dados adequadamente e hoje para isso existem profissionais específicos que são fundamentais a este trabalho.
Quando for escolher uma empresa de mailing, seja cauteloso e procure uma empresa que tenha conhecimento no assunto, tempo de mercado, possua grandes clientes e que, principalmente, conte com profissionais que garantam a legitimidade e qualidade.
Contatus empresa de Mailing
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