Mailing o que é e como utilizá-lo de maneira inteligente.

Postado em:  
2022-08-29
 

Mailing é um termo que tem origem do vocabulário inglês que é o ato de enviar uma correspondência ou mensagem, pois inicialmente era um serviço feito através dos correios.

Foi adaptado a nossa língua como abreviação da expressão Mailing list, que significa lista de correio.

Desde o fim do século passado vem sendo difundido no meio empresarial e comercial e certamente se você é parte da área de vendas, comunicação, cobrança ou do marketing, sem dúvidas já escutou em algum momento esse termo.

Vamos abordar alguns pontos primordiais para entender o que é o mailing e como se da essa relação do com o marketing direto, através desses tópicos que você verá nesse artigo:

 
  • O que significa mailing
  • Mailing e sua importância
  • Quais são os benefícios do mailing?
  • Usos mais comuns do mailing segmentado
  • Como posso segmentar um mailing list?
  • Mailing entenda porque segmentar
  • Mailing de clientes
  • Mala Direta
  • Telemarketing
  • E-mail marketing ou Mailing e-mail
  • Newsletter
  • Mobile
  • WhatsApp mailing
  • SMS marketing
  • Conclusão: Mailing segmentado como ferramenta inteligente
 

O que significa mailing

Ao longo dos anos foi adaptado e no contexto atual do marketing, ele se refere a uma base de dados que reúnem informações pertinentes, tais como o nome, endereço, e-mail, celular e demais elementos que facilitem o contato com os prospects, leads ou mesmo já clientes.

São listas usadas comumente no telemarketing, e-mail marketing, mala direta e outros meios de campanha de marketing direto.

E também por empresas que desejam vender produtos ou serviços, que queiram manter o contato para fidelizar seus clientes, que busquem criar relacionamento ou nutrir leads dentro do seu funil de vendas para que cheguem ao momento de compra e diversas outras aplicações do mailing list.

 

Mailing e sua importância

Vamos fazer uma analogia rápida para que fiquem claros todos os pontos que tornam essa ferramenta uma poderosa aliada da sua estratégia de marketing.

Gosto muito de um dos conceitos de Tecnologia da Informação para definição de Dados, Informação, Conhecimento, Inteligência e como se relacionam.

  • Definem Dados como fragmentos isolados, que não foram processados, organizados, interpretados e relacionados entre si, por tanto não ainda não possui utilidade. De forma alusiva, podemos dizer que seria o tijolo de uma obra;
  • Resumidamente podemos caracterizar Informação como o resultado do processamento dos dados, pois foram organizados e correlacionados, ganhando assim um significado. No entanto ainda sem muita utilidade e seguindo a mesma linha do exemplo anterior, seria a parede construída com os tijolos;
  • Logo para gerar Conhecimento é necessário reunir diversas informações quanto a um tema, segmenta-las e interpreta-las para que tenham uma utilidade. Podemos exemplifica-lo como os cômodos formados com as paredes (informações) que foram levantadas com os tijolos (dados); e
  • Por fim a Inteligência é justamente a nossa capacidade de utilizar da melhor maneira as informações e o conhecimento adquirido, nos permitindo assim a tomada de decisão, traçar metas, planejar, criar soluções ou até mesmo gerar um novo conhecimento. Mantendo a analogia da construção, é a capacidade de organizar os cômodos (conhecimento) de forma que se adequem aos fins de uso da construção.

Podemos classificar a mailing list como uma ferramenta essencial na estratégia de marketing direto, estando diretamente ligada a taxa de conversão, a redução de custos e consequentemente com a efetividade da equipe de vendas.

Conforme o conceito apresentado acima é possível afirmar que a mailing list, por si só, equivale à informação e já possui um significado. Porém ainda não possui muita relevância, pois ainda não recebeu uma segmentação adequada.

Portanto para considerarmos como uma ferramenta inteligente é primordial uma segmentação detalhada do mailing.

Do contrário se torna uma ferramenta dispendiosa, pois a empresa teria em mãos uma quantidade enorme de Informação sem qualquer tipo de interpretação e segmentação.

Diminuindo a efetividade no contato, aumentando o tempo ocioso da equipe de vendas e sem dúvida deixando de dar atenção a quem realmente se interessa pelo seu produto ou serviço.

 

Quais são os benefícios do mailing?

Basicamente o mailing é o meio de comunicação mais direta com o cliente quando não se está com o mesmo de forma presencial.

O mailing possibilita que você consiga falar com seu cliente e abordá-lo seja para apresentar um produto, oferecer um serviço, melhorar o relacionamento com cliente, fazer uma cobrança, etc...

Com os dados de uma boa base podemos manter esse contato ativo por telefone, e-mail, correspondência, mensagens e muitas outras formas.

O Mailing possui as principais informações de clientes, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. Quando o cliente não vai até a empresa ou loja física e existe uma necessidade de fazer qualquer tipo de contato por parte da mesma, é o mailing que possibilita essa comunicação e facilita esse contato.

Através da utilização do mailing uma equipe de venda ganha tempo e muita qualidade em vendas levando em consideração o tempo e o custo de uma operação onde o vendedor faça uma visita a cada cliente que deseja atender.

 
Homem usando Mackbook com óculos do lado
Homem usando Mackbook com óculos do lado

Como posso segmentar um mailing list?

Na tratativa de dados em que se resulta o mailing segmentado, são observados alguns parâmetros estabelecidos pela empresa contratante, a fim de que tenha o conhecimento necessário sobre o público-alvo correto.

Afinal a segmentação tem por definição, fracionar ou dividir em grupos de interesses, necessidades, expectativas e demandas correlatas. Facilitando a estratégia de abordagem de marketing e vendas.

É possível segmentar de diversas formas, por exemplo se você busca um mailing de pessoa física pode segmentar por perfil socioeconômico, por região, tipos de serviços que consomem, interesses e diversas outras formas.

 

Mailing entenda porque segmentar seu público

A segmentação de um mailing é fundamental para que este seja assertivo e gere muito sucesso nas vendas. Imagine que a empresa conseguida definir em que região deseja lançar um determinado produto.

Esse é um dado bem amplo pois trata-se de uma população inteira, mas se ela consegue determinar os melhores bairros, poder de consumo, gênero ou sexo, faixa etária ou qualquer outro dado relevante aumenta consideravelmente a chance desse contato se tornar mais interessante para o cliente e este por sua vez irá aderir a este consumo.

A ideia é saber qual cliente se deseja atingir e como isso será feito.

A segmentação do mailing facilita o trabalho do vendedor e aumenta as chances de sucesso da venda.

 

Mailing de clientes

Depois que a empresa define seu público e a região na qual pretende atuar é importante que ela realize uma pesquisa para entender as melhores formas de abordagem e como fazer com que o cliente conheça sua marca seja ele de serviço ou de produto.

Depois disso criar estratégias para o contato com esse cliente. Então uma base de dados com a segmentação da região e as informações traçadas na pesquisa será utilizada para encontrar esse cliente. Quando a empresa já possui grande número de clientes ativos o mailing se faz necessário para atualização dos dados. É necessário saber quais os clientes que não foi possível contato separa-los em uma lista e após um número considerável cruzar essa lista com outra atualizada para que os dados cadastrais desse cliente sejam incrementados possibilitando esse contato.

É possível que uma lista de mailing seja para uma empresa abordar outra e oferecer seus serviços, a esse tipo de vendas damos o nome de B2B (Business-to-business) trata-se de uma relação comercial entre empresas. Podemos citar como exemplo uma empresa distribuidora de alimentos que aborda uma rede de supermercado oferecer suas mercadorias, aqui o contato se dá entre duas pessoas jurídicas.

Outra forma de mailing de clientes é quando uma empresa procura um cliente direto de seu interesse. Aqui denominamos B2C (Business-to-consumer) contato de uma determinada empresa com seu consumidor final, neste caso ocorre uma relação entre pessoa jurídica e uma física.

Um exemplo bem simples é quando uma loja manda mensagem para uma cliente mostrando sua nova coleção de sapatos.

 

Mailing de pessoas jurídicas

Também é possível em um mailing de pessoas jurídicas segmentar pelo porte da empresa, como número de funcionários, por área de atuação, região e inúmeras possibilidades existentes.

Um exemplo; quero nutrir com conteúdo sobre um produto novo, que minha empresa desenvolveu e irá lançar no mercado, então preciso de um mailing B2C segmentado da seguinte forma; residentes em áreas especificas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com renda superior a R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), ensino superior, dentro da faixa etária de 30 a 39 anos, que tenham interesse em artigos de esporte, etc.

Fica evidente, que uma boa segmentação depende de ter uma estratégia, com público-alvo e personas bem definidas, facilitando assim o processo.

 

Mailing segmentado no marketing direto

Amplamente definido como a aplicação de um conjunto de estratégias e que tem por objetivo alcançar um determinado público, o marketing direto está intimamente ligado com a segmentação, afinal é através dela que se torna possível o contato direto com o público-alvo específico.

Apesar de ter surgido há décadas e comumente associado a estratégias como mala direta, telemarketing ou até mesmo televendas. O conceito tem se adaptado rapidamente, acompanhando o ritmo acelerado das novas tecnologias e mídias.

Também tem acompanhado as inovações no próprio campo do marketing, onde diversas ações de marketing direto têm pontos em comum ou semelhantes com conceitos mais recentes como Inbound marketing e até mesmo do marketing digital.

Vamos falar brevemente sobre algumas abordagens que o marketing direto se utiliza, em que o mailing segmentado é palavra-chave para que a estratégia seja efetiva e garanta que o retorno sobre o investimento (ROI) seja satisfatório.

Lembrando que, o que determina a melhor abordagem para sua empresa, é o seu público-alvo com as preferências, idade, costumes e hábitos.

Afinal um público de uma faixa etária mais elevada, tem maior predileção a canais de comunicação diferentes do que um público com uma faixa etária de 18-35 anos, por exemplo.

São algumas ações de marketing direto possíveis.

 

Mailing para mala direta

Talvez o precursor das demais estratégias e que após sua época de ouro muitos acreditaram ter chegado ao fim, a medida que a era do marketing digital se consolida. Mas que na realidade só perdeu o protagonismo e muitas empresas ainda se utilizam da mesma.

No quesito resultado e eficiência é uma ferramenta extremamente potente, com alta taxa de conversão. Dentre as demais estratégias, com um ROI alto, ficando atrás somente do e-mail marketing e mídias sociais.

Segundo pesquisa realizada em 2017 pela Data & Marketing Association visível no gráfico a seguir:

 
notion image

Como o próprio conceito de marketing direto, a mala direta tem acompanhado a evolução junto as tecnologias e novas formas de se fazer marketing.

Um exemplo claro disso são os famosos “recebidos” que as marcas enviam a diversos influencers, afim de apresentar um produto a possíveis clientes por meio deles, afinal prova social é um ótimo gatilho mental.

Mas seus usos mais comuns como, o envio de catálogos de produto, panfletos, cartões de presentes ou descontos e até mesmo cartas de agradecimento, parabenização e comunicativas, ainda são funcionais.

Com o marketing digital em pleno crescimento, onde as marcas tem presença massiva. Esse contato mais “íntimo” tem um enorme potencial de fortalecimento na relação com clientes e possíveis clientes.

 

Mailing para Telemarketing

Sem dúvidas uma das mais antigas e conhecidas estratégias de marketing direto, que com toda certeza ainda gera ótimos resultados e é amplamente utilizada.

Empresas de crédito, bancos, serviços de telefonia, TV a cabo e diversos outros serviços, são alguns exemplos mais comuns de empresas que se utilizam do telemarketing. Seja para ofertar novos produtos ou serviços, como também propor upgrade de planos e até mesmo para pesquisa de satisfação com os clientes.

Apesar dos diversos pré-conceitos existentes, para determinados setores é uma ferramenta poderosa para agregar valor e unir forças com outras estratégias complementares, afim de manter diversos pontos de contato com o cliente.

Falamos um pouco mais sobre e deixamos algumas dicas valiosas, neste outro artigo de nosso blog, para implementar uma estratégia de telemarketing de alta performance.

 

E-mail marketing ou Mailing e-mail

Como o próprio nome sugere, é a próxima etapa no processo evolutivo das famosas cartas. Por esse motivo recebeu esse nome, que traduzido se equivale a correio eletrônico.

Então é compreensível a associação de que o e-mail marketing seria uma evolução da mala direta e um poderoso aliado no atual cenário do marketing digital. Prova disso que hoje existem inúmeras ferramentas de automação desse processo, com as mais variadas funcionalidades.

Mas o ponto central é que nos permite um contato personalizável para cada destinatário, de forma humana e direta. Sendo essencial possuir listas de e-mail segmentado da forma correta, designando em qual etapa do funil de vendas cada lead se encontra.

E levando em consideração que atualmente é pré-requisito para qualquer tipo de cadastro, possuir uma conta de e-mail pessoal, seja em redes sociais, sites ou outros tipos de serviços.

São mais de 4 bilhões de usuários atualmente, mais da metade da população mundial e esses números não param de crescer, pois a previsão para 2025 é de 4,6 bilhões, segundo pesquisa publicada no Statista.

 

Uma estratégia de e-mail marketing aliada as demais mídias digitais, podem melhorar em muito os resultados, vide o gráfico do tópico sobre mala direta, que aponta o Mailing e-mail com um ROI de 124%, o maior dentre os apresentados.

Por esses e outros motivos esse assunto é abordado neste outro artigo de nosso blog.

 
Celular com aplicativo Gmail
Celular com aplicativo Gmail

Mailing para Newsletter

Basicamente funciona como um periódico com os conteúdos informativos que a marca cria e envia para aqueles que assinam sua newsletter, por onde a maioria das empresas iniciam suas campanhas de e-mail marketing.

Sem caráter comercial e afim de levar para sua base de clientes informação e os principais destaques abordados no blog, caso a empresa alimente regularmente o mesmo, por exemplo.

É possível também encaminhar guias mais completos, e-books, infográficos, eventos, novidades e diversos outros conteúdos de caráter informativo.

Na era do marketing de conteúdo, essa pode ser uma estratégia chave para alcançar sua base de clientes de forma ampla, sem depender dos famigerados algoritmos das redes sociais e até mesmo dos mecanismos de pesquisa.

Se bem planejada e executada, aumentam em muito as chances de criar leads e clientes extremamente engajados em qualquer dos canais que sua empresa opte por utilizar.

 

Dispositivos móveis ou mobile

Como podemos notar ao longo deste artigo, as estratégias de marketing direto vêm acompanhando muito bem as mudanças e inovações tecnológicas e nada mais justo que novas possibilidades de canais, nos tragam também novas estratégias.

Seguindo a mudança de comportamento online dos usuários, o Google anunciou no fim do primeiro trimestre de 2021, o início da transição para a indexação mobile-first.

Uma pesquisa realizada pelo Semrush aponta que entre abril de 2019 até dezembro de 2020, “66% de todas as visualizações de sites vieram de dispositivos móveis nesse período”. E as previsões são de aumento para os próximos anos.

Dessa forma fica claro compreender que a tendência é, justamente uma predominância dos dispositivos móveis e que quem anuncia e vende online, precisa se adaptar antes que seja tarde.

 
pessoa usando whatsapp no celular
pessoa usando whatsapp no celular

Mailing para WhatsApp

Tendo isso em mente, vamos abordar uma das principais ferramentas disponíveis que utilizamos no mobile.

E quando falamos de marketing, estamos falando de pesquisa como um processo chave.

Em 2019 a App Annie, empresa de análise de mercado, realizou uma pesquisa completa que apresenta as tendências do mercado para os dispositivos móveis. E conforme o gráfico a seguir é seguro dizer que o WhatsApp é o aplicativo com mais usuários mensais ativos, já em 2018 aqui no Brasil.

Tendências do mercado para os
Tendências do mercado para os dispositivos móveis

Apesar de não apresentar em números exatos de usuários, estimativas apontam que já tenha ultrapassado a marca de 200 milhões de usuários mensais no Brasil.

Com tamanha aderência de usuários e alcance independente de algoritmos, não existe a possibilidade de deixar essa oportunidade passar. Vale a pena conferir algumas estratégias para aplicar na sua empresa.

Separamos aqui um guia rápido para entender um pouco mais sobre essa ferramenta, com algumas dicas pra facilitar a implementação dessa estratégia na sua empresa.

 

SMS marketing

Segundo diversas ferramentas de disparos de SMS em massa, as taxas de abertura são superiores a 90% e em um tempo médio de 2 minutos.

Conforme mencionamos anteriormente, os dispositivos móveis já são a maior fatia do tráfego online e como aponta pesquisa recente do IBGE 79,3% dos brasileiros possuem aparelho celular.

Ou seja, não só boa parte da população possui um dispositivo móvel, como o utiliza para tudo. Desde uma simples diversão, até operações financeiras e compras essenciais ou supérfluas

Somando esses dados fica difícil ignorar o SMS marketing, uma estratégia com um alcance tão grande e efetividade acima da média, se comparada com qualquer outra estratégia de marketing direto.

 

Como comprar Mailing List segmentado e de qualidade

Comprar mailing list de qualidade e com alto nível de assertividade além de otimizar o tempo da equipe, garante também maior conversão em vendas. Na CONTATUS temos o mailing assertivo que garante sua produtividade e lucratividade. Além de atualizado e segmentado nossas bases estão em conformidade com a LGPD e temos a expertise necessária para garantir o melhor produto. Contatus e Você, uma parceria de futuro!

 

O mailing segmentado como ferramenta inteligente

Acredito que todos esses pontos sirvam de base para enxergarmos a real importância de um mailing segmentado e qualificado de clientes, pois são diversos os possíveis canais e com oportunidades de atingir públicos variados.

Que com etapas inicias bem executadas, como a segmentação detalhada, os resultados são predefinidos e direcionados conforme a qualidade dos mesmos.

Como vimos o leque de opções é enorme, com estratégias valiosas e que permitem trabalhar seus leads de diferentes maneiras e momentos.

Nossa expertise vem de anos de atuação, sempre trazendo para nossos clientes um serviço de extrema qualidade, com isso acumulamos essa experiência e que só tem valor se agrega algo a alguém.

Por isso esperamos ter esclarecido suas dúvidas, se não, estamos sempre a disposição para lhe orientar e trazer as melhores soluções em serviços.