Empresas que trabalham com marketing direto e fazem uso de mailing lists para alcançar seus clientes precisam estar atentas com a contratação e prestação desse serviço. Pode até parecer uma informação simples, algo óbvio para qualquer empresa, mas nossa rotina de trabalho, tanto no atendimento ao cliente, quanto pelo nosso comercial, diariamente nos prova que esta informação muitas vezes é desconsiderada na hora de elaborar as estratégias de compra.
Muito comum um cliente nos procurar e dizer que está sem fornecimento de mailing ou está com o fornecedor que falha, atrasa, manda base desatualizada e repetida ou simplesmente não entrega a listagem de mailing prometida na hora da negociação.
Outra situação muito comum nesse mercado é receber bases prometidas como atualizada, assertivas e quando começa a utilizar vem a surpresa nada agradável, a base não contempla o prometido. Assim, o trabalho e a produtividade de toda equipe ficam comprometidos pela falta de um mailing de qualidade.
Difícil encontrar alguém do ramo de vendas que não tenha passado por esta experiência desagradável e indesejada.
Mas então como encontrar um fornecedor de mailing?
Ocorre que na hora de realizar a escolha de um fornecedor, muito além do preço, é necessário estar atento a alguns fatores altamente relevantes para evitar falhas ou aquela dor de cabeça indesejada.
Na tentativa de minimizar os erros e ajudar você a fechar um bom negócio, elaboramos uma lista com 6 pontos principais na hora de escolher uma empresa fornecedora de mailing.
1. Credibilidade
Pode parecer simples, mas na hora de escolher a empresa que irá realizar o fornecimento de mailing procure pesquisar o tempo de atuação no mercado, o currículo, quais empresas já atenderam ou atendem, solicitar se há registro como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
2. Confiabilidade
É fundamental que a empresa fornecedora de mailing lists estabeleça um contrato de prestação de serviços e que nele seja firmado prazos, volume, valores e detalhes da prestação de serviço. Este contrato deve ser acompanhado com atenção para que ambos consigam garantir uma parceria duradoura e de sucesso.
3. Notoriedade
Quanto mais o fornecedor domina o assunto de vendas, mais entenderá o seu produto e conseguirá elaborar uma listagem de contatos que atenda às necessidades da sua campanha. Isso significa dizer que ele facilitará o contato entre sua empresa e o cliente que se quer atingir.
4. Emissão de Nota Fiscal
Não são todas as empresas que garantem a emissão de nota fiscal, mas esta é fundamental para ambos. A nota é uma garantia muito importante e para que a empresa realize a emissão, o contrato de cessão de dados deve estar em dia e firmado.
5. Clareza
Ter um contato direto com o seu fornecedor de mailing é fundamental. Qualquer divergência, problema ou situação que ocorra na utilização do produto deve ser considerado e resolvido, portanto o contato com a empresa fornecedora deve ser rápido e direto, procurando a solução o mais rápido possível evitando perder tempo.
6. Conformidade com a LGPD
Atualmente, com a nova Lei de Geral Proteção de Dados e a RGPD, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados europeu, é necessário que a empresa que preste fornecimento de mailing lists esteja organizada, atuando conforme as regulamentações e leis.
Que conte com um DPO (Data Protection Officer), profissional encarregado de cuidar das questões referentes à proteção dos dados, tanto da sua organização quanto dos clientes da empresa, basicamente ele é responsável pela segurança das informações que estão sob sua tutela. Este profissional deve ser formado e certificado na área de proteção de dados.
Afinal, fornecer lista de contatos é focar no sucesso do cliente.
Com a intenção de evitar os prejuízos causados pela falta de profissionalismo, mailing lists desatualizado, fornecimento de dados interrompido ou qualquer outra eventualidade que possa acarretar em falhas na sua operação de vendas.
Nós da Contatus separamos essas dicas para você, com características que vemos como primordiais que uma empresa de fornecimento de mailing possua e que norteiam nosso dia a dia com nossos parceiros e clientes.
Dando atenção a esses pontos fica mais fácil se precaver na hora de escolher uma empresa fornecedora de mailing lists séria e comprometida como nós.