Newsletter: o que é? o que significa?
Um newsletter é uma publicação que contém artigos sobre um determinado tópico. Geralmente é enviado para as caixas de entrada de e-mail dos assinantes.
Um newsletter, geralmente, é publicado regularmente com novos conteúdos adicionados cada vez que é enviado, e organizado em seções com diferentes tópicos.
Leva apenas alguns minutos para configurar uma lista de e-mail e começar a enviar newsletters. Você pode enviar newsletters quantas vezes quiser e publicar artigos sempre que tiver tempo ou inspiração.
As vantagens de enviar newsletters
O envio de newsletters é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes. No entanto, pode ser difícil saber o melhor tamanho para o seu boletim informativo. Alguns consideram ideal enviar newsletters apenas uma vez por semana, enquanto outros acreditam que você deve enviá-las com mais frequência.
Há muitos benefícios para o envio de newsletters. Enviá-los mais de uma vez por semana ajudará você a evitar a perda de informações importantes sobre sua empresa e garantirá que seus clientes saibam o que está acontecendo o tempo todo.
Como fazer um newsletter atraente?
Seu boletim informativo deve ter no máximo 400 palavras, se for mais curto, não há espaço suficiente para informações valiosas e, se for mais longo, as pessoas podem começar a se cansar de ler a mesma coisa novamente.
Mantenha-o seu newsletter curto e agradável: certifique-se de manter seu conteúdo conciso. Você deseja fornecer ao leitor as informações necessárias o mais rápido possível.
Concentre-se em seus leitores: entenda quem você está tentando alcançar e quais são suas necessidades e interesses. Isso ajudará você a adaptar seu conteúdo, o que o tornará mais interessante para quem os recebe.
Utilize recursos visuais: os recursos visuais podem ajudar a dividir o texto, facilitando a visualização dos leitores. Assim também fornecem uma opção mais atraente do que apenas texto.
Use um provedor de serviços de e-mail: A utilização de um provedor de serviços de e-mail como Mailchimp ou SendPulse tornará o envio de newsletters mais fácil e eficiente.
Tamanho adequado para newsletter eficiente.
Um boletim informativo é um tipo de lista de discussão que é usada para entregar informações a um grupo de pessoas. Os principais benefícios do envio de newsletters são: a maneira fácil de se comunicar com os clientes, manter o cliente informado e o senso de confiança com sua marca ao decorrer do tempo.
Existem muitos tipos diferentes de boletins, como boletins eletrônicos, boletins de notícias e atualizações da empresa. O conteúdo pode variar de setor para setor e tamanho do negócio.
Por exemplo, um boletim eletrônico para uma pequena empresa pode incluir postagens em blog sobre os últimos acontecimentos em seu setor ou cidade, enquanto um boletim eletrônico para uma grande corporação pode ser mais formal com anúncios sobre novos produtos ou serviços.
Quem deve enviar newsletter e quando?
Um newsletter é uma ótima maneira de se comunicar com seus clientes. É uma comunicação unidirecional, o que significa que você pode enviar qualquer informação que desejar sem esperar nada em troca.
Você pode usar boletins informativos para anunciar novos produtos ou serviços, oferecer descontos e fornecer dicas úteis. Você pode até usá-lo como ferramenta de marketing enviando cupons para sua loja para aumentar as vendas.
A melhor hora para enviar um boletim informativo é no dia da semana em que a maioria de seus clientes provavelmente verificará suas caixas de entrada de e-mail (geralmente na segunda-feira pela manhã).
A frequência ideal de envio de um newsletter é um tema que vem sendo debatido há anos. Há muitos fatores a serem considerados ao decidir a frequência perfeita para o seu newsletter.
Alguns dos fatores que devem ser considerados são:
- Com que frequência você quer enviar? (Diário, semanal, mensal)
- Que tipo de conteúdo você deseja enviar? (novas atualizações)
- Qual é o tamanho do seu público? (menor público = newsletters mais frequentes)
- Qual é o seu objetivo com a newsletter? (para informar e educar, ou para vender produtos)
- Você tem recursos disponíveis para criação de conteúdo? (Caso contrário, boletins menos frequentes podem ser melhores porque lhe darão tempo para criar conteúdo.)
Segmente seu mailing para newsletter
Segmentar sua lista de discussão é o primeiro passo para obter melhores taxas de abertura. Você pode segmentar sua lista de discussão de várias maneiras. Por exemplo, se você tiver uma lista de 5.000 leads e quiser enviar a todos no mesmo e-mail, poderá segmentá-los por:
- Localização geográfica
- Gênero
- Grupo de idade
- Interesses
Segmentar seu mailing list para enviar o newsletter aumenta as chances de acesso do cliente e com isso garante maior engajamento de sua marca ou produto.
Quais modelos de e-mail são os melhores para newsletter?
A newsletter é uma ferramenta extremamente versátil. Devido à capacidade de assumir várias formas, é muito comum que surjam dúvidas sobre qual modelo é o melhor a ser utilizado.
É importante notar que não estamos nos referindo a um modelo. O design do seu newsletter deve ser sempre único, refletindo a identidade da marca. Estamos falando do formato e do tipo de conteúdo apresentado aqui.
O melhor modelo para o seu newsletter será fortemente influenciado pelos seus objetivos. A seguir, você descobrirá duas situações em que o uso de um newsletter é extremamente benéfico, além de modelos que podem ser usados nessas situações:
NEWSLETTERS PROMOCIONAIS
Um modelo de newsletter promocional é muitas vezes um boletim que visa promover produtos e serviços específicos. Ele também pode ser usado para promover eventos e promoções especiais.
Um exemplo comum é a entrega de uma seleção de produtos, organizados de forma semelhante à encontrada em lojas online. O formato também pode ser usado para revelar as características mais importantes de um produto ou ofertas promocionais.
Nesse sentido, podem oferecer promoções para um produto de nicho bem definido, completo com fotos e descrições detalhadas do produto e seus benefícios para o consumidor. Nada, no entanto, impede que um boletim informativo contenha muitos itens, como um catálogo promocional.
Nesses casos, é fundamental contar com a ajuda de um designer para garantir que a estrutura do e-mail seja atraente e, ao mesmo tempo, demonstrar os benefícios da compra desse produto ou serviço.
Fazer newsletter especiais atrelados a um determinado dia, como aniversário da empresa ou uma data comemorativa, como Dia das Mães ou Dia dos Namorados, é uma dica interessante para engajar ainda mais o público, já que nessas datas público está mais propenso a comprar.
Segue exemplos de newsletter promocionais que recebemos em nossa caixa de entrada com frequência:
Newsletters informativos
Os newsletters informativos, por outro lado, estão focados em fornecer aos usuários informações e conteúdo. Estas são estratégias ideais de nutrição de leads!
A estrutura ideal é que sejam semelhantes a homepage de um site de notícias, com os conteúdos mais importantes destacados e links de redirecionamento para permitir que as pessoas que desejam saber mais continuem acessando o tema em outro endereço.
Por exemplo, você pode postar uma atualização sobre as postagens mais importantes do blog, notícias importantes sobre o nicho do seu negócio, dicas de leitura ou anunciar os vencedores de uma promoção, entre outras coisas que seja relevante ao público-alvo.
Use e abuse da sua criatividade nessas horas, e lembre-se que o formato deve ser atrativo e incentivar as pessoas que assinam o e-mail a interagir com ele clicando nos links e aprendendo mais sobre os temas sugeridos.
Newsletters, dicas de como construir o seu.
Siga essa discas e você poderá evitar uma série de erros que ocorrem com frequência ao enviar newsletters. Um mau uso dessa ferramenta pode causar estragos no desempenho de uma campanha e até mesmo colocar em risco a reputação da empresa no mercado.
Para se manter informado e manter a mais alta qualidade de sua campanha, confira a lista a seguir de erros comuns de envio de newsletters por e-mail:
Newsletter com o título longo de mais.
Um dos erros mais comuns cometidos ao criar um newsletter é usar uma linha de assunto de e-mail muito longa. Lembre-se que o assunto do seu e-mail não pode ultrapassar 50 caracteres. Isso ocorre porque a grande maioria das plataformas de e-mail não permite que os usuários visualizem itens com mais de 50 caracteres sem precisar clicar no e-mail.
Quando isso acontece o e-mail fica com os famosos três pontos, e o público em geral não consegue ler o título inteiro. Por isso, sempre faça tópicos curtos que a pessoa que assina seu newsletter possa ler o título por completo, pois isso aumentará as chances de clicar no conteúdo.
Não envie um newsletter só se você quiser vender algo.
Isso pode não fazer sentido no início, mas é fundamental entender que os e-mails devem servir ao cliente, não ao produto. O que queremos dizer sobre isso? Que um newsletter é uma boa forma de aumentar as conversões, mas que não pode ser apenas focada nisso.
É necessário considerar a experiência da pessoa que está assinando. É evidente que as características do produto ou serviço que você fornecerá devem ser demonstradas; no entanto, é fundamental que você se concentre apenas no que é relevante e valioso para a pessoa que receberá o conteúdo.
Entenda como seu produto pode ajudar as pessoas e mostre em um e-mail, de forma criativa e interessante, por que sua solução é a melhor do mercado.
CTAs: recomendações
Calls To Action, ou CTAs, são ferramentas cruciais para aumentar as taxas de cliques, mas devem ser usadas com cautela. Incluir vários CTAs em um único e-mail não é recomendado porque coloca os clientes sob muita pressão para decifrar o conteúdo.
Como resultado, em vez de colocar várias chamadas para ação no corpo de um e-mail, concentre-se em apenas uma mensagem por vez. Em outras palavras, basta fornecer um CTA curto relacionado ao seu produto ou serviço.
Como destacar seu newsletter e conseguir mais cliques
Com um newsletter, existem várias maneiras de se destacar no mercado. Siga estas diretrizes básicas para criar um boletim informativo atraente e distinto:
Personalizar o e-mail do respondente Uma das melhores maneiras de diferenciar seu newsletter das demais é mostrar aos assinantes que o e-mail que eles receberam foi enviado por uma pessoa real.
Como resultado, tente ajustar as configurações do disparo para que o remetente não seja apenas o nome da sua empresa, mas também o nome de alguém que trabalha para você.
Considere o exemplo a seguir para ajudar na compreensão:
A Loja de celulares CELLTOP deseja enviar e-mails como uma estratégia de newsletter. Se ela quiser ser mais eficiente no envio desses e-mails, o nome do remetente deve ser algo diferente de "Loja de Celulares CELLTOP ", como "Mateus da loja de celulares CELLTOP".
Isso ocorre porque as pessoas querem interagir com outras pessoas ao invés de corporações. Como resultado, sempre tente adicionar mais personalização ao seu e-mail
Use uma linguagem informal e natural.
A linguagem utilizada nas campanhas de e-mail marketing tem impacto direto na forma como os clientes interagem com a marca.
Como resultado, um tom de voz informal pode não ser apropriado para todos os setores, mas ainda cria uma forte sensação de autenticidade e personalização entre a marca e o cliente. Nesse sentido, empregar uma linguagem direta para se comunicar com os clientes é uma excelente estratégia.
Conversa com o cliente, faça perguntas, induza interrogações, e, depois, dê as respostas obtidas através de um Call To Action. Assim será possível direcionar os assinantes para conteúdos apropriados que auxiliarão na resolução das dúvidas.
Crie Link para seu WhatsApp e coloque em seu e-mail.
E possível incluir um link para o WhatsApp em um e-mail marketing. Isso permite que os destinatários do e-mail possam clicar no link e serem redirecionados diretamente para uma conversa no WhatsApp com o remetente. Essa é uma ótima maneira de incentivar o engajamento e a interação dos clientes com a marca, além de facilitar a comunicação entre eles e a empresa. O link pode ser inserido em botões, imagens ou até mesmo em textos do e-mail, de maneira estratégica e que chame a atenção do destinatário para clicar.
Crie seu link para WhatsApp com mensagem personalizada.
Estudar a melhor forma e estratégia de chegar até o seu cliente é necessária para o sucesso da sua marca ou produto e com a Contatus você acessa tem o melhor mailing list para entregar sua campanha.
Em outro artigo de Lucimara Possa tem um rico conteúdo com dicas para para criar sua campanha de e-mail Marketing, vale a pena a leitura.